ENTENDA O QUE SÃO AS ESTRELAS QUE ANDAM


Luzes estranhas no céu? Saiba o que é Iridium Flare



Lá está você está olhando para o céu e derrepente percebe uma estrela que está se movendo! Um óvni? Um satélite? Um meteoro que pode ser chocar com a terra? Calma, normalmente é apenas algum satélite. E hoje estou aqui para escrever sobre um tipo muito especial para observar, trata-se dos satélites da Iridium.


A Iridium foi uma empresa criada para o projeto da Motorola que consistiu em lançar dezenas de satélites com o intuito de aprimorar a tecnologia de comunicação móvel. Acontece que assim que o projeto foi concluído a tecnologia já estava defasada e a Motorola viu seus milhões de dólares pairarem no espaço. O que nos sobrou foram 81 satélites que podem ser vistos a olho nú com horário previsto e com uma boa fotografia de longa exposição criar belas imagens como as que vemos abaixo:




















O motivo do brilho se intensificar em determinado momento é que esses satélites possuem cada um três antenas que medem 188cm x 86cm x 4 cm e são polidas e altamente reflexivas. Ficam a um ângulo de 40º em relação ao satélite e refletem a luz do sol que pode ser vista quando a posição em terra se aproxima da direção do reflexo.





Segue fotos de satélites da Iridium:


























No dia 1º de maio de 2013 estava previsto uma passagem do para as 18:28 horas, já agendei o relógio para despertar e me lembrar e as 18:00 horas já estava eu com meu binóculo procurando uma estrela que 'andava' pelo céu. Um dos sites em que podem ser vistas essas previsões é o Heavens Above, a precisão é impressionante quanto ao horário e muito aproximada quanto ao local no céu, você pode inserir suas coordenadas através do mapa escolhendo seu local de observação e ele mostrará o horário, distância do centro do brilho e a trajetória conforme imagens abaixo:


















Estava a 13 km do centro do brilho, imaginei ser pouco distante para ver bem nítido e estava certo. Como podem ver no mapa o satélite Iridium 67 passou próximo de algumas das estrelas mais brilhantes do céu e para minha alegria pude presenciar quando ele brilhou mais que a estrela mais brilhante do céu, Sirius. A magnitude do brilho pode chegar até -9 que é cerca de 30 vezes o brilho de Venus.




Seguem dois vídeos de Iridium Flares:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário